Resumo de Naturalismo (Literatura Brasileira)



Na postagem anterior nós falamos a respeito do Realismo, período literário onde se buscava escrever a respeito da realidade brasileira, criticando-se a sociedade e o comportamento das pessoas de modo fiel à realidade (sem emotividade ou sentimentalismo, coisa que acontecia lá no Romantismo). 

O Naturalismo é uma ramificação do Realismo e ambos os movimentos se manifestaram na mesma época. Os naturalistas também faziam o que os realistas faziam (retratar a realidade humana), porém eles eram um pouco mais radicais, já que eles tratavam a realidade de um modo mais científico, ou seja: tratavam o ser humano como um objeto de estudo que deveria ser estudado por meio da observação fiel da realidade e também da experiência

Portanto, a característica principal do Naturalismo é o excesso da linguagem científica (cientificismo exagerado), que tratava o homem como um objeto de estudo científico. Por isso, a escrita naturalista é  simples e objetiva, porém repleta de descrições e de detalhes. Os naturalistas observavam os problemas sociais e lidavam com temas polêmicos da época (crimes, adultério, sexo, homossexualismo, violência, agressividade, etc...). Eles escreviam a respeito dos instintos e da personalidade humana. 



.
© Resumos de Literatura - 2017. Todos os direitos reservados.
Edição: Peter Ensi.
Tecnologia do Blogger.