.

Resumo de Parnasianismo (Literatura Brasileira)




O Parnasianismo nada mais é do que o Realismo/Naturalismo na poesia. De modo geral, o Naturalismo e o Parnasianismo fazem parte do Realismo, sendo que o Naturalismo é um Realismo mais científico e o Parnasianismo é o Realismo na poesia. Os três movimentos aconteceram na mesma época. 

Ao contrário dos românticos do Romantismo (que eram movidos pelo excesso de sentimentos e de emoções), os poetas do Parnasianismo gostavam da linguagem rebuscada e racionalista, ou seja: eles gostavam da poesia mais elaborada. 

São características da poesia parnasiana: preocupação com a forma, vocabulário culto e formal, objetivismo, apego à poesia clássica (com referências à mitologia grega e romana), a "arte pela arte" (compara a poesia como escultura, pintura ou qualquer outra arte), o gosto pela descrição (poesias que descrevem os fatos, as cenas, os objetos). 

Exemplo de poesia parnasiana:

Vaso Grego (Alberto de Oliveira)

Esta de áureos relevos, trabalhada,
De divas mãos, brilhante copa, um dia,
Já de aos deuses servir como cansada,
Vinda do Olimpo, a um novo deus servia.

Era o poeta de Teos que o suspendia
Então, e, ora repleta ora esvasada,
A taça amiga aos dedos seus tinia,
Toda de roxas pétalas colmada.

Depois... Mas, o lavor da taça admira,
Toca-a, e do ouvido aproximando-a, às bordas
Finas hás de lhe ouvir, canora e doce,

Ignota voz, qual se da antiga lira
Fosse a encantada música das cordas,
Qual se essa voz de Anacreonte fosse.

Observe que: o vocabulário é bem rebuscado e formal (busca pela perfeição estética), não existe o sentimentalismo dos românticos (a poesia é descritiva, objetiva e racional), há diversas referências à cultura e à mitologia clássica ("aos deuses servir", "vinda do Olimpo", "Teos", "Anacreonte"), "arte pela arte" (a poesia é tratada como o vaso; o vaso representa a poesia). 

Principais Poetas do Parnasianismo: Olavo Bilac, Alberto de Oliveira e Raimundo Correia. 


Outras informações: a poesia parnasianista foi o principal tipo de poesia do século XIX. Isso significa que a poesia só era considerada poesia de verdade se ela tivesse as características parnasianas (busca pela perfeição estética, formalidade, vocabulário culto, etc). 


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Licença Creative Commons
Resumos de Literatura Brasileira de Peter Ensi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.