.

Machado de Assis - Biografia Resumida




Leia, agora, uma biografia resumida de Machado de Assis.




Quem foi?


Joaquim Maria Machado de Assis (1839-1908) é considerado o maior nome da Literatura Brasileira. Viveu entre os períodos do Romantismo e do Realismo. Ele foi um escritor completo: escreveu vários romances, além de contos, teatro, coletâneas de poemas e mais de seiscentas crônicas. Ele também foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras, como também o seu primeiro presidente.  

Vida 


Ele nasceu numa chácara no morro do Livramento (Rio de Janeiro) em 21/06/1839 (época do Brasil Imperial). Era filho de um pintor (José Francisco Machado de Assis) e de uma lavadeira (Leopoldina Machado de Assis). Sua família era humilde e ele foi criado pela madrasta após perder a sua mãe ainda na infância.

Estudou em escola pública, trabalhou como aprendiz de tipógrafo, revisor, funcionário público e colaborou em algumas revistas da cidade (Gazeta de Notícias, Jornal do Comércio e Revista Ilustrada). Publicou seu primeiro poema em 1855 na revista Marmota Fluminense.

Casou-se com Carolina em 1869 (o casal não teve filhos). Morreu de câncer em 1908, no Rio de Janeiro, deixando-nos o legado de uma obra literária monumental.





Obra


Seu livro de estreia foi "Ressurreição" (publicado em 1872) e a sua obra se divide entre as épocas do Romantismo (primeira fase) e do Realismo (segunda fase).

Na fase romântica, seus personagens ganharam os traços do Romantismo e os relacionamentos amorosos foram a principal temática de seus livros. Foi nesse período que Machado de Assis escreveu os seguintes livros: Ressurreição (em 1872), A Mão e a Luva (em 1874), Helena (em 1876) e Iaiá Garcia (em 1878). 

Na segunda fase de sua produção (Realismo), os livros de Machado de Assis passaram a abordar o aspecto psicológico dos personagens, fazendo uma análise mais realista e profunda do ser humano, revelando suas necessidades, qualidades e defeitos. Os principais livros desse período foram: Memórias Póstumas de Brás Cubas (em 1881), Quincas Borba (em 1892), Dom Casmurro (em 1900) e Memorial de Aires (em 1908).

Linha do Tempo de Machado de Assis


1839 - Nasce de Joaquim Maria Machado de Assis
1841 - Nasce Maria (a irmã do escritor), que morre ainda criança, em 1845 (por varíola)
1849 - Morte de Mara Leopoldina (mãe do escritor)
1856 - Começa a trabalhar na Tipografia Nacional (como aprendiz de tipógrafo)
1860 - Trabalha no Diário do Rio de Janeiro (como revisor)
1867 - Começa a trabalhar como funcionário público
1869 - Casa-se com Carolina Xavier de Novais
1872 - Publica Ressurreição (seu primeiro romance)
1873 - É nomeado oficial da Secretaria de Agricultura, Comércio e Obras Públicas
1876 - É promovido a chefe de seção da Secretaria de Agricultura
1879 - Publica Memórias Póstumas de Brás Cubas
1888 - Muda-se, com Carolina, para Cosme Velho (onde vão morar pelo resto da vida). Já haviam morado na Lapa, no Catete e em Laranjeiras. Nesse ano, é elevado a Oficial da Ordem da Rosa por decreto da Princesa Isabel.
1889 - É promovido a diretor da Diretoria de Comércio da Secretaria de Estado da Agricultura, Comércio e Obras Públicas.
1891 - Publica Quincas Borba
1902 - É nomeado diretor-geral de Contabilidade do Ministério da Indústria, Viação e Obras Públicas.
1897 - Torna-se co-fundador da Academia Brasileira de Letras
1899 - Publica Dom Casmurro
1904 - Morte de Carolina
1908 - Publica Memorial de Aires e falece no Rio de Janeiro (vítima de câncer), sendo enterrado no mesmo túmulo de Carolina no cemitério de São João Batista.


Próximo
« Prev Post
Anterior
Next Post »
Licença Creative Commons
Resumos de Literatura Brasileira de Peter Ensi está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.