Clarice Lispector: Biografia (Resumo)

Leia, agora, um resumo com a biografiacaracterísticas e principais obras da escritora Clarice Lispector


clarice lispector biografia resumo características




Nome completo: Haia Pinkhasovna Lispector (depois mudou para Clarice Lispector).
Nascimento: 10/12/1920 (Tchetchelnik, Ucrânia)
Morte: 9/12/1977 (Rio de Janeiro)

Primeiros Anos


Clarice Lispector foi uma jornalista e também uma das escritoras mais importantes do século XX. De origem judaica, nasceu na Ucrânia (1920) e emigrou para o Brasil (1922), morando em Maceió. Mudou-se para Recife (1925) e depois para o Rio de Janeiro (1937). 

Ingressou na Faculdade Nacional de Direito (1939) e, nessa época, trabalhava como secretária num escritório de advocacia e fazia traduções de textos científicos. Iniciou sua carreira de jornalista em 1940, trabalhando como redatora e repórter para a Agência Nacional. Recebeu seu primeiro registro profissional em 1942, como redatora do jornal A Noite

O Primeiro Livro, Casamento, Filhos e Separação 


No ano de 1943, formou-se em Direito, se casou com Maury Gurgel (que era seu colega de turma) e publicou "Perto do Coração Selvagem", o seu primeiro livro. Seu marido foi aprovado no concurso para ser diplomata do Ministério das Relações Exteriores e Clarice passou a acompanhá-lo em suas viagens, morando em vários países (Itália, Inglaterra, Suíça, Estados Unidos). Em 1945, na Itália, durante a II Guerra Mundial, Clarice alistou-se como enfermeira voluntária, servindo na Força Expedicionária Brasileira e dando assistência aos brasileiros feridos na guerra. 

O primeiro filho nasceu em 1949 (na Suíça) e o segundo nasceu em 1953 (nos Estados Unidos). Separou-se de Maury em 1959, retornando ao Rio de Janeiro com seus filhos. 

Jornalista e Escritora


Ao retornar ao Brasil, Clarice passou a trabalhar no Correio da Manhã e no Diário da Noite, escrevendo para colunas de assuntos femininos. Em 1960, publicou "Laços de Família" (que venceu o Prêmio Jabuti) e, no ano seguinte, publicou "A Maçã no Escuro" (que foi considerado o melhor livro do ano). Em 1967, começou a publicar suas crônicas no Jornal do Brasil e, nesse mesmo ano, publicou "O Mistério do Coelho Pensante" (livro infantil). 

Em 1969, Clarice Lispector já tinha doze livros publicados. Morreu em 9 de dezembro de 1977, no Rio de Janeiro, aos 56 anos. 

Principais Características da Obra de Clarice Lispector


Clarice foi uma escritora do período Modernista, pertencendo à 3ª fase do Modernismo (geração de 45). 

Seus livros costumam ter um alto nível de subjetividade, explorando questões existenciais e intimistas, como um "mergulho no eu" e explorando o inconsciente. Ela escreve como numa espécie de "fluxo da mente", uma "introspecção", deixando as ideias fluírem, passando para o papel o seu mundo interior e inconsciente. Clarice explora, aprofunda e sonda os aspectos psicológicos dos personagens. 

Uma característica marcante de sua escrita é a epifania, que nada mais é do que um acontecimento (simples e corriqueiro) que altera, de forma intensa, o estado emocional do personagem, levando-o a um desequilíbrio e confusão. Após esse período de confusão, o personagem retorna ao equilíbrio emocional, com lições e aprendizados.

Outras características: quebra da sequência linear (início, meio e fim) da história, podendo voltar ao passado e retornar ao presente inúmeras vezes (o pensamento é livre e não segue ordem cronológica); profunda sondagem psicológica dos personagens; subjetividade e predomínio das sensações e impressões. 


Obras de Clarice Lispector


1944: "Perto do Coração Selvagem" (romance)
1946: "O Lustre" (romance)
1949: "A Cidade Sitiada" (romance)
1952: "Alguns Contos" (livro de contos)
1960: "Laços de Família" (livro de contos)
1961: "A Maçã no Escuro" (romance), "A Paixão Segundo G.H" (romance)
1964: "A Legão Estrangeira" (livro de contos)
1967: "O Mistério do Coelho Pensante" (infantil)
1969: "A Mulher que Matou os Peixes" (infantil), "Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres" (romance).
1971: "Felicidade Clandestina" (livro de contos)
1973: "Água Viva" (romance), "Imitação da Rosa" (livro de contos)
1974: "A Via Crucis do Corpo" (livro de contos), "A Vida Íntima de Laura" (infantil)
1977: "A Hora da Estrela" (romance)

.
© Resumos de Literatura - 2017. Todos os direitos reservados.
Edição: Peter Ensi.
Tecnologia do Blogger.